Líder do PDT protocola pedido de CPI para investigar erros nas pesquisas eleitorais

31/10/2012 - 19h29

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo (CE), protocolou hoje (31) na Câmara requerimento para a criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar os erros nas pesquisas eleitorais nas últimas eleições. O requerimento foi apresentado com 225 assinaturas, que serão agora conferidas pela Secretaria-Geral da Casa. Para ser criada a CPI, são necessárias 171 assinaturas.

Segundo André Figueiredo, as assinaturas foram colhidas em três dias, em uma demonstração do interesse dos deputados na investigação dos institutos de pesquisas. Ele argumenta que, nas últimas pesquisas, houve números muito divergentes. “Nós tivemos em várias capitais números completamente divergentes. Os resultados apresentados na véspera da eleição foram completamente diferentes do que se constatou no dia da eleição”, disse.

Segundo Figueiredo, houve algum tipo de erro nas pesquisas na maioria das capitais do país. Segundo ele, a ideia é criar uma regulamentação para os institutos de pesquisas. “Queremos uma regulamentação para que possam ser melhor aproveitadas e melhor apresentadas e que elas [as pesquisas] não possam servir, como hoje, como um grande fator de influência na vontade do eleitorado brasileiro”, disse o líder.

 

Edição: Aécio Amado