Sandy causa mais de 15,7 mil cancelamentos de voos em todo o mundo

30/10/2012 - 14h20

Da BBC Brasil

Brasília - A supertempestade Sandy causou pelo menos 15.773 cancelamentos de voos em todo o mundo, de acordo com a empresa Flight Aware, especializada em acompanhar rotas aéreas. O número inclui cancelamentos de voos previstos para amanhã (31).

Como os aeroportos da Costa Leste dos Estados Unidos funcionam como grandes centros de conexão de voos, Sandy afetou linhas aéreas em todo o mundo. A empresa Flight Aware estima 6.047 cancelamentos de voos hoje (30). E os problemas vão se estender até pelo menos amanhã (31), quando companhias aéreas já preveem mais 635 voos suspensos.

No último domingo (28), já haviam sido registrados 1.300 cancelamentos e na segunda-feira (29) mais 7.791 voos foram suspensos por conta do furacão.

A supertempestade chegou à Costa Leste dos Estados Unidos por volta das 20h de ontem (29) com ventos de cerca de 129 quilômetros por hora. Com isso, afetou pelo menos 25 aeroportos da região - JFK e La Guardia (em Nova York) e Newark (em Nova Jersey) fecharam. Aeroportos de regiões próximas como Washington, Baltimore e Filadélfia também não estão operando ou funcionam com capacidade mínima. Em função dos cancelamentos, as empresas aéreas têm oferecido aos passageiros mudanças de data sem a cobrança de taxas ou o reembolso do valor pago.

Na Europa, vários voos para os Estados Unidos foram cancelados. Em Londres, o aeroporto de Heathrow registrou pelo menos 84 cancelamentos por causa da Sandy. No Brasil, o controle de voos do site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que ao menos nove voos vindos ou com destino aos Estados Unidos foram cancelados na manhã de hoje (30), nos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP). Os voos tinham como origem ou destino Nova York, Miami, Washington ou Newark.