Crianças do Inca têm dia de atividades com Daniel Azulay

29/10/2012 - 20h45

Da Agência Brasil

 
Rio de Janeiro – As crianças do setor de pediatria do Instituto Nacional do Câncer (Inca), na capital fluminense, tiveram hoje (29) um dia de atividades com o desenhista e educador Daniel Azulay. A oficina, promovida pelo Inca em parceira com a Fundação do Câncer, teve como principal objetivo desenvolver o raciocínio, e estimular a criatividade dos pacientes.

Segundo Cláudia Gomes, assessora da fundação, a parceria com o Inca já dura mais de 20 anos e tem o objetivo de melhorar o tratamento do paciente. "É uma parceria de mais de 20 anos, que visa ao bem-estar dos pacientes por meio de projetos desse tipo. Nós sempre fazemos parcerias, como por exemplo, com o Instituto Ronald McDonald, que também trata de crianças com câncer. São trabalhos em várias áreas, tudo para poder acrescentar na vida das pessoas", disse.
 
Para Daniel Azulay, a arte pode contribuir muito no tratamento das crianças. "É incrível ver como elas conseguem criar e deixar a imaginação fluir. Eu tenho 40 anos de profissão e ainda me impressiono bastante. Com apenas um traço, elas podem criar um mundo imaginário e esquecer pelo menos, naquele momento, a vida difícil que levam".
 
De acordo com a professora do setor de pediatria do Inca, Neusa Santos, as crianças desenvolvem um senso de criação muito grande durante as atividades. "Elas têm uma vontade de aprender impressionante, são criativas e muito inteligentes. Para mim, é um grande privilégio poder estar aqui e compartilhar esse conhecimento com elas".
 
Os desenhos feitos pelas crianças serão usados na produção de cartões de Natal virtuais, e serão disponibilizados, a partir de novembro, no site do Inca (www.inca.gov.br) em troca de doações para a pediatria.

 

Edição: Aécio Amado