Sobe para 79 o número de urnas substituídas em todo o país

28/10/2012 - 10h50

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Subiu para 79 o número de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas nos municípios onde ocorre o segundo turno das eleições municipais. O número representa 0,09% do total de 86,1 mil urnas disponíveis nas sessões eleitorais das 50 cidades onde as votações estão acontecendo. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Até o momento, São Paulo (SP) e Manaus (AM) são os municípios com maior número de urnas substituídas, com 18 e 14 equipamentos trocados respectivamente. Em todo o estado de São Paulo, houve 26 substituições, com problemas registrados também em Santo André (duas), Guarulhos (duas), Diadema (três) e Campinas (uma).

O número de urnas trocadas em Duque de Caxias (RJ) subiu de cinco para sete na última hora. O mesmo número foi trocado em Blumenau (SC). Fortaleza (CE) precisou trocar dois equipamentos; João Pessoa uma urna.

Ao todo, existem 8.814 urnas eletrônicas de reserva para fazer a substituição, caso seja necessário. Nenhum equipamento precisou se trocado por urnas de lona com cédulas de papel até agora. Mais de 31 milhões de eleitores escolherão seus prefeitos em segundo turno hoje. Os que não puderem comparecer em seus locais de votação devem justificar a ausência em uma das 3.192 urnas preparadas para registrar o não comparecimento.

 

Edição Beto Coura