Prefeito eleito de Duque de Caxias destaca saúde e saneamento como prioridades

28/10/2012 - 20h53

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O prefeito eleito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso (PSB), destaca duas prioridades nos primeiros dias de governo. Ele vai centrar esforços na melhoria do sistema de saúde, que leva os moradores a recorrer a hospitais de outras cidades, e no sistema de coleta de lixo, que é caótico desde o fechamento do aterro sanitário de Gramacho. Cardoso obteve 230.549 votos, equivalente a 51,51% do total válido, e venceu Washington Reis (PMDB), que recebeu 217.004 votos, ou 48,49% do total.

Cardoso, que é médico, disse que vai investir no Programa de Saúde da Família para aumentar a cobertura de equipes a pelo menos 60% da população. “Temos que encontrar soluções para problemas emergenciais na cidade. Não pode a pessoa andar na rua e encontrar lixo. Também não pode um filho passar mal e não ter médico nem remédio. Amanhã esta cidade terá uma nova vida, com mais dignidade”, disse Cardoso.

Cardoso acompanhou a acirrada votação em sua casa e só comemorou quando a diferença era irreversível, com quase 99% dos votos apurados. Cardoso venceu o adversário por 13.545 votos, sendo que em alguns momentos da apuração a diferença caiu para cerca de 6 mil votos.

Duque de Caxias tem 855 mil moradores, uma renda per capita de cerca de R$ 37 mil, por abrigar uma grande refinaria da Petrobras, mas ocupa apenas a 52ª posição, entre os 92 municípios fluminenses, no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) estadual.

Edição: Fábio Massalli