Nos Estados Unidos, previsões de furacão e tempestades mudam agenda de candidatos à Presidência

28/10/2012 - 10h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Furacão Sandy, que deixou quase 60 mortos no Caribe, segue hoje (28) em direção aos Estados Unidos, ameaçando o Norte e a Costa Leste do país. As autoridades norte-americanas emitiram alerta nas duas regiões. A estimativa é que o furacão e duas tempestades atinjam uma área onde vivem 60 milhões de pessoas. Os fenômenos meteorológicos afetaram até a campanha política para a Presidência dos Estados Unidos.

As previsões de furacão e tempestades forçaram os candidatos Barack Obama, atual presidente do país, e Mitt Romney a mudar a agenda de campanha. Romney adiou a visita ao estado da Virginia e seguiu para Ohio.

Obama alterou para a segunda-feira (29) à noite a partida para a Flórida, prevista para amanhã durante o dia, antecipando-se ao furacão. A primeira-dama, Michelle Obama, cancelou uma ida a New Hampshire na próxima terça-feira (30).

O diretor da Agência Federal de Gestão da Emergência dos Estados Unidos, Craig Fugate, advertiu que uma “área vasta” deve ser atingida. O estado de Delaware ordenou evacuações obrigatórias de regiões costeiras, e em Nova Jersey foi declarado o estado de emergência.

Em Nova York, o governo estuda a possibilidade de fechar o metrô para evitar inundações. Seis estados pediram aos moradores para que se preparem para ficar sem energia elétrica. O Centro Nacional de Furacões, em Miami, informou que o Sandy continuará a se deslocar para a Costa Leste.

O epicentro do furacão foi identificado a 418 quilômetros de Cabo Hatteras, na Carolina do Norte. Os meteorologistas dizem que condições de tempestade tropical atingem a costa da Carolina do Norte e os ventos fortes deverão aumentar ao longo do dia de hoje.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Juliana Andrade