Mais de 300 urnas foram substituídas durante votação do segundo turno

28/10/2012 - 21h31

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em todo o país, 303 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas durante a votação de hoje (28) no segundo turno das eleições municipais. O número corresponde a 0,35% dos equipamentos instalados nas seções eleitorais dos 50 municípios que voltaram às urnas hoje, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em nenhuma seção, a urna eletrônica precisou ser substituída por votação em cédula de papel. Segundo o TSE, 8.813 urnas de contingência estavam preparadas para substituir equipamentos com eventuais problemas. 

A cidade de São Paulo foi a que mais registrou substituição de equipamentos: 38 urnas apresentaram problemas e tiveram que ser trocadas ao longo do dia. Em todo o estado, ocorreram 75 trocas em 11 das 12 cidades paulistas em que houve votação hoje.

Em Florianópolis (SC), 20 urnas tiveram que ser substituídas. Manaus (AM) aparece em seguida, com 19 equipamentos trocados no período. Fortaleza (CE) e Joinville (SC) registraram 16 substituições de urnas cada ao longo da votação.

Em seis das 50 cidades que tiveram segundo turno, nenhuma urna eletrônica precisou de substituição: Vitória da Conquista (BA), Juiz de Fora (MG), Uberaba (MG), Petrópolis (RJ), Pelotas (RS) e Sorocaba (SP).

Edição: Fábio Massalli