Jonas Donizette é eleito prefeito de Campinas

28/10/2012 - 20h20

Da Agência Brasil

Brasília – O prefeito eleito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), venceu as eleições com 57,69% (315.488) dos votos válidos, obtendo uma margem de 84.068 votos sobre o adversário, Marcio Pochmann (PT), que alcançou 42,31% (231.420). Campinas tem o terceiro maior parque industrial do Brasil, onde estão 50 das maiores empresas do mundo.

O novo prefeito nasceu em Monte Belo (MG). Ingressou na política em 1992 como vereador em Campinas, foi reeleito duas vezes. Durante o terceiro mandato, em 2002, foi eleito deputado estadual, reelegendo-se para o cargo em 2006. Em 2010, Donizette foi eleito deputado federal. Na Câmara dos Deputados, ele presidiu a Comissão de Turismo e Desporto. É radialista de profissão. Seu adversário, Marcio Pochmann, é economista e presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) antes de se candidatar.

A renda per capita do município chega a R$ 29,7 mil, enquanto o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), alcançou 0,85 – em uma escala de 0 a 1.

Apesar do tamanho e do bom desempenho na economia, a cidade teve, desde a última eleição em 2008, três prefeitos diferentes. Em 2010, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de Campinas, começou a investigar um esquema de fraude em licitações envolvendo a prefeitura e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Sanasa).

Em agosto do ano passado, o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) foi cassado pelos vereadores da cidade. O vice Demétrio Vilagra (PT) assumiu o cargo até ser afastado da prefeitura, em dezembro de 2011. O ex-presidente da Câmara Municipal Pedro Serafim (PDT) tornou-se prefeito e chegou a concorrer às eleições, porém não passou para o segundo turno.

Edição: Davi Oliveira