Ex-porta-voz do governo testa simpatia de Pinochet ao se candidatar às eleições municipais

28/10/2012 - 16h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A eleição, na região de Providencia, no Chile, testará hoje (28) a simpatia dos eleitores ao ex-presidente chileno Agusto Pinochet, que morreu em 2006. A avaliação envolve o candidato a prefeito de Providencia Cristián Labbé. Ele foi porta-voz de Pinochet. Os contrários à candidatura o chamam de defensor da ditadura e assassino. Labbé se defende informando ser diferente.

Além de porta-voz de Pinochet, Labbé também foi membro da Direção Nacional de Inteligência (Dina) e chefe do pessoal de segurança do então presidente da República. O governo Pinochet é considerado um dos mais violentos e antidemocráticos das Américas.

Os chilenos vão hoje (28) às urnas para escolher prefeitos e vereadores. No total, são cerca de 13 milhões de eleitores e 11 mil candidatos. No Chile, o voto é facultativo.

Em 2008, quando o voto era obrigatório, a abstenção chegou a 25%. Uma pesquisa recente do Instituto Nacional da Juventude revelou que 43% dos jovens não pretendem votar e 20% estão indecisos.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, apela para que os eleitores votem. “O Chile é de todos e se você não votarem, outros vão tomar decisão por você", disse ele. "Uma democracia, quando todos votam, é saudável e forte.”

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.

Edição: Talita Cavalcante