Em Belford Roxo (RJ), três pessoas são detidas por crimes eleitorais

28/10/2012 - 15h55

Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil

Belford Roxo – Até o momento, três pessoas foram detidas em Belford Roxo por crimes eleitorais, entre elas a vereadora Cristiane Guedes (PPS), que foi flagrada fazendo boca de urna próximo a um local de votação.

Um grupo de policiais civis e membros do Ministério Público Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi à maior seção eleitoral de Belford Roxo, na Escola Estadual Presidente Kennedy, onde estão registrados mais de 11 mil eleitores, para averiguar denúncia de compra de votos. Porém, nada foi constatado. Mais cedo, policiais militares já haviam retirado correligionários dos dois candidatos que disputam o segundo turno de dentro da escola.

Os policiais e os fiscais retiraram os adesivos de um dos candidatos que estavam com frequentadores de um bar próximo à escola. Fechada desde a manhã, a rua que dá acesso ao colégio concentra três bares, lotados durante todo o dia. A pedido do TRE, a rua foi fechada porque o excesso de carros no primeiro turno atrapalhou a aproximação do ônibus do tribunal, responsável por retirar as urnas. Nas proximidades de um dos bares, santinhos dos dois candidatos Dennis Dauttmam (PCdoB) e Waguinho (PRTB) estavam espalhados pelo chão.

Segundo relatos de eleitores e da equipe do TRE, a situação no colégio é tranquila. No primeiro turno, foram registradas agressões entre correligionários de candidatos a vereador envolvidos em boca de urna.

Edição: Carolina Pimentel