Segundo turno em 12 cidades paulistas deve reunir 13 milhões de eleitores

27/10/2012 - 19h39

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Eleitores de 12 cidades paulistas voltam às urnas neste domingo (28) para a decisão do pleito municipal. Ao todo, cerca de 13 milhões de pessoas estão aptas para votar. Somada, a população destes municípios chega a 17,7 milhões de pessoas, representando 42,2% do número de habitantes do estado. Nos 645 municípios de São Paulo, vivem 41,9 milhões, segundo dados deste ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na capital, José Serra, do PSDB, e Fernando Haddad, do PT, travam a disputa pelo comando da maior e mais rica cidade do Brasil. O orçamento para 2013 é estimado em R$ 42 bilhões. A cidade detém 12,26% do Produto Interno Bruto (PIB) de todo o país (R$ 389,3 bilhões, de acordo com o IBGE em 2009).

Quatro municípios da região metropolitana de São Paulo também escolhem o novo prefeitos neste domingo: Guarulhos, Diadema, Santo André e Mauá. Vivem nestas cidades 2,7 milhões de pessoas, sendo quase 2 milhões eleitores.

Em Guarulhos, os candidatos são Carlos Roberto, do PSDB, e Sebastião Almeida, do PT; em Diadema, Mauro Reali, do PT; e Lauro Michels, do PV; em Santo André, Carlos Grana, do PT, e o atual prefeito Aidan Ravin, do PTB; e em Mauá, Donisete Braga, do PT, e Vanessa Damo, do PMDB.

Em Campinas, maior município do interior do país, votam 758,2 mil eleitores. A decisão será entre Jonas Donizette, do PSB, e Marcio Pochmann, do PT. Jundiaí, com 256.513 eleitores, localizada na região metropolitana de Campinas, decide entre Pedro Bigardi, do PCdoB, e Luiz Fernando Machado, do PSDB.

Com 224.031 eleitores, Franca, considerada capital nacional do calçado masculino, elege o prefeito entre os candidatos do PSDB, Alexandre Ferreira, e do PP, Delegada Graciela (PP). Ribeirão Preto, com 419,4 mil eleitores, escolhe entre Dárcy Vera, do PSD, e Duarte Nogueira, do PSDB.

Guarujá, único município do litoral paulista a ter segundo turno, com 219.211 eleitores, escolhe entre Maria Antonieta de Brito, do PMDB, e Farid Madi, do PDT. Taubaté tem 215 mil eleitores que vão optar entre Ortiz Júnior, do PSDB, e Isaac do Carmo, do PT. Sorocaba, com 427.542 eleitores, tem na disputa Renato Amary, do PMDB, e Antonio Carlos Pannunzio, do PSDB.

Edição: Nádia Franco