Eleição em Maringá será decidida entre candidatos do PP e do PV

27/10/2012 - 18h29

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os 256.970 eleitores aptos a votar, amanhã (28), no futuro prefeito de Maringá (PR) vão escolher entre os candidatos Roberto Pupin, do PP, e Enio Verri, do PT, o próximo governante da cidade. Na disputa em primeiro turno, quando compareceram para votar 82,02% dos eleitores da cidade, Pupin conseguiu 82.995 votos (42,36%) e Enio Verri obteve 68.624 votos (35,02%). Entraram na disputa pela prefeitura de Maringá oito candidatos.

Roberto Pupin é o atual vice-prefeito de Maringá e está há oito anos no cargo. É advogado e empresário na área de agricultura. Enio Verri é economista e está no seu segundo mandato de deputado estadual. É presidente estadual do PT no Paraná.

O futuro prefeito vai administrar o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, de R$ 7,2 bilhões, e um PIB per capita de R$ 21.711,36, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população da cidade é de 357 mil pessoas, terceira maior do estado e a sétima da Região Sul do Brasil.

Maringá se destaca pela qualidade de vida e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. É uma das cidades mais arborizadas do país. Tem sua economia baseada na agricultura, na industria, vestuário, no setor de comércio e prestação de serviços.

Edição: José Romildo