Atual prefeito e professor do ensino médio disputam prefeitura em Cascavel

26/10/2012 - 20h04

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os 204,1 mil eleitores de Cascavel, no Paraná, decidem no próximo domingo (28) quem chefiará o Executivo municipal nos próximos quatro anos: o atual prefeito, Edgar Bueno, do PDT, ou o Professor Lemos, candidato do PT. Sete candidatos disputaram o cargo no primeiro turno. Bueno ficou com 64,927 votos (40,4% do total) e Lemos, com 53.983 votos (33,59%).

Edgar Bueno foi prefeito de 2000 a 2004 e exerceu três vezes o mandato de deputado estadual.

Professor do ensino médio, Lemos tem como companheiro de chapa Walter Parcianello, do PMDB.

Com o fim do ciclo da erva-mate e o início do ciclo da madeira, muitas famílias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, principalmente de colonos poloneses, alemães e italianos, juntaram-se na década de 30 do século passado para formar o município. O município foi emancipado de Foz do Iguaçu somente na década de 1950. A atividade industrial ligada ao agronegócio e outros ramos de atividade como o setor de confecções e de metalurgia formam a base da economia do município.

Com população estimada em 286,2 mil habitantes, Cascavel situa-se em um entroncamento rodoviário estratégico, o que fez com que desenvolvesse os setores de comércio e prestação de serviços, além das áreas de saúde e educação superior. O município tem o nono maior Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, calculado em cerca de R$ 4,9 bilhões.

Edição: Nádia Franco