Lançamento da coleção Biblioteca Básica Brasileira marca comemorações pelos 90 anos de Darcy Ribeiro

25/10/2012 - 19h47

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Fundação Darcy Ribeiro lançou hoje (25) a coleção Biblioteca Básica Brasileira, uma iniciativa idealizada em 1962 pelo professor e antropólogo Darcy Ribeiro com o objetivo de “apresentar o Brasil aos brasileiros”. O lançamento é parte das comemorações de nascimento de Darcy Ribeiro que, se vivo estivesse, estaria completando amanhã (26) 90 anos.

A fundação distribuirá gratuitamente 360 mil livros para todas as bibliotecas públicas do país. O primeiro volume da coleção, América Latina: A Pátria Grande, reúne ensaios sobre a identidade latino-americana e a urgência de sua integração. Darcy destaca o papel de liderança que o Brasil assumiria no bloco político internacional. "Com um olhar visionário, é como se o autor, graças à lucidez de suas análises e à validade intocada de cada palavra escrita, ao buscar respostas, tivesse antecipado o que aconteceria em toda a América Latina", avalia os responsáveis pelo projeto.

Segundo informações da Fundação Darcy Ribeiro, a ideia da biblioteca foi formulada quando Darcy tornou-se o primeiro reitor da Universidade de Brasília – UnB e concebida com o objetivo de proporcionar aos brasileiros um conhecimento mais profundo de sua história e cultura.

Na ocasião, o ele reuniu um grupo de intelectuais e professores para, juntos, criarem o que seria a universidade do futuro. “Era o sonho de uma geração que confiava em si, que reivindicava – como Darcy fez ao longo da vida – o direito de tomar o destino em suas mãos”, diz a nota distribuída pelos organizadores.

Segundo a nota, dessa entrega "generosa" nasceu a Universidade de Brasília e com ela, muitos outros sonhos e projetos, como a coleção Biblioteca Básica Brasileira. Em 1963, quando ministro da Educação, Darcy Ribeiro viabilizou a publicação dos primeiros dez volumes da BB, com tiragem de 15 mil coleções, ou seja, 150 mil livros.

 

Edição: Aécio Amado