Ipea e ABDI lançam Rede de Pesquisa, Formação e Mercado de Trabalho

24/10/2012 - 22h33

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
       
Brasília – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram hoje (24) a Rede de Pesquisa, Formação e Mercado de Trabalho, que vai congregar instituições de pesquisa, governo e setor privado na qualificação de recursos humanos para suprir as demandas de mão de obra especializada.

A criação da rede foi oficializada no início da noite, como passo inicial do primeiro simpósio dos órgãos envolvidos para deliberarem, amanhã (25) e depois (26), sobre os principais rumos para promover o intercâmbio técnico-científico. Em discussão também está a produção de dados e análises para o planejamento das políticas de formação e emprego, de acordo com a diretora executiva da ABDI, Maria Luisa Campos Leal.

Maria Luisa disse que a rede não possui mecanismo formal de adesão e está aberta a todos os interessados. Trata-se de um grupo de colaboração para investigar as necessidades de recursos humanos qualificados – no curto, médio e longo prazos, em especial no âmbito do Plano Brasil Maior. “Precisamos responder aos desafios do mercado e a condição básica para isso se chama aumento de produtividade”, disse.

Coordenada pelo Ipea e pela ABDI – vinculados à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, respectivamente - a Rede de Pesquisa, Formação e Mercado de Trabalho tem participação inicial dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, além da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Edição: Fábio Massalli