Usina Jirau recebe licença e deve começar a gerar energia no início do próximo ano

22/10/2012 - 19h22

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As primeiras turbinas da Usina Hidrelétrica Jirau (RO), no Rio Madeira, devem entrar em operação em janeiro do ano que vem. Na última sexta-feira (19), o empreendimento recebeu a Licença de Operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento permite o início do funcionamento da usina, que terá capacidade instalada de 3,75 mil megawatts (MW), que serão gerados por 44 turbinas do tipo bulbo.

A licença de operação, que estabelece 32 condicionantes específicas, prevê a manutenção dos programas ambientais direcionados à etapa de construção, além de programas relativos à fase de operação. Segundo o Ibama, a operação das primeiras unidades geradoras deve ocorrer junto com a instalação das unidades restantes e das demais estruturas da usina. As obras da usina estão previstas para serem concluídas em 2015, quando entrarão em operação 50 geradores.

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, também no Rio Madeira, iniciou a geração comercial de energia no final de março. Ao todo, cinco turbinas já estão em funcionamento, com capacidade para abastecer até 1,7 milhão de residências no país.

Edição: Fábio Massalli