Atualizada - Prorrogada por 90 dias permanência da Força Nacional de Segurança no DF

19/10/2012 - 9h47

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prorrogou por mais 90 dias a permanência da Força Nacional de Segurança na região do Entorno do Distrito Federal (DF).  A portaria autorizando a prorrogação está publicada na edição de hoje (19) do Diário Oficial da União, Seção 1, página 2.

O texto completo da portaria pode ser obtido na página da Imprensa Nacional, na internet.

A Operação Divisa Segura é uma ação conjunta do governo federal, por meio da Força Nacional de Segurança Pública, e da Secretaria de Segurança de Goiás. O Entorno do Distrito Federal reúne, em sua maioria, cidades goianas. A Força Nacional reforça o policiamento no DF.

Desde setembro, as autoridades do Distrito Federal apelaram para que o reforço fosse mantido por, pelo menos, três meses. O pedido foi atendido pelo Ministério da Justiça.

A Força Nacional de Segurança atua principalmente em cinco municípios de Goiás que registram os  maiores índices de homicídio no estado. De acordo com o governo do Distrito Federal, o efetivo é suficiente para cobrir o território, mas não para garantir a segurança. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, há um déficit de policiais na região.

Pelo levantamento da secretaria, de cada três furtos de veículos registrados na capital federal, um é praticado por criminosos que fogem para o Entorno. Na tentativa de reduzir os furtos e roubos, a pedido do Distrito Federal deverá ser reativado o gabinete de gestão integrada e a retomada das reuniões conjuntas.

Edição: Graça Adjuto//A matéria foi alterada às 20h54 para correção de informações do primeiro parágrafo, segundo o qual a prorrogação era para a equipe da Operação Divisa Segura, que é composta por 133 homens e mulheres da força, que atuam somente na divisa. O correto é que a prorrogação trata de operação no entorno do DF. Também foi alterado o quarto parágrafo que fazia, uma vez mais, referência à atuação da Divisa Segura, que envolve Minas e Goiás