Entidades apresentam propostas inovadoras na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

18/10/2012 - 14h42

Gabriel Palma
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Na capital federal, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre até domingo (21) em todo o país, estimula ideias criativas e inovadoras, ao apresentar iniciativas como a fábrica de preservativos e a Cidade das Águas. É possível ainda ver de perto os diferentes tipos de mísseis usados em operações militares e o reaproveitamento de materiais que podem ser úteis, colaborando para o desenvolvimento sustentável.

Os mísseis estão no estande da Aeronáutica, montado no centro de exposições do Parque da Cidade de Brasília. Os visitantes podem observar diferentes tipos de mísseis e saber como funcionam. O míssil ar-ar (AAM), por exemplo, é lançado de um avião em direção a outra aeronave. A versão mais nova desse míssil está sendo desenvolvida pela empresa brasileira Mectron Engenharia e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O desenvolvimento sustentável, defendido pelas autoridades brasileiras e estrangeiras, aparece de forma prática em um estande no qual o especialista em tecnologia de informação Gilberto Vieira Mendes, do DCTA de São José dos Campos, mostra que a reciclagem é válida inclusive para materiais que aparentemente são obsoletos. Ele construiu robôs com lixo eletrônico como celulares e mouses usados e cola quente. As criações estão atraindo a atenção dos jovens. “Queremos passar uma visão de consumo consciente”, disse Mendes.

A fundação pública Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-HidroEX) montou em Frutal (MG) a Cidade das Águas, criada pelo governo estadual em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na cidade, que foi reproduzida em uma maquete exposta em Brasília, há uma estrutura para pesquisar a preservação de recursos hídricos com salas de aula, laboratórios, auditórios, biblioteca, alojamentos e quadras esportivas.

“Queremos oferecer mestrados, doutorados e já começamos o ensino básico com o apoio da Fundação Costeau, do famoso documentarista Jacques Costeau”, disse o vice-presidente da HidroEX, Alexandre Augusto Fernandes Saad.

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), que reúne 170 entidades de pesquisa tecnológica e inovação, está na feira para informar as pessoas sobre o curso Elaboração de Projetos e Captação de Recursos Financeiros em Ciência, Tecnologia e Inovação: da Teoria à Prática. “Muitos projetos são encaminhados para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, mas a maioria não é aprovada por causa de erros na elaboração. Nós pretendemos esclarecer os empresários e pesquisadores com esse curso para conseguir aprovar mais”, disse a representante Cristina Blaudt.

No mesmo estande da Abipti, a parceira Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) distribui preservativos gratuitamente da fábrica que administra, a Xapuri, a única no mundo a utilizar látex de floresta nativa na produção de preservativos.

O empreendimento tem como objetivo estimular a atividade extrativista no Acre e promover a saúde. “A atividade extrativista de coleta de produtos naturais, no caso a coleta da seiva da seringueira, é realizada por 700 famílias tradicionais que tomam o cuidado de fazer apenas um corte superficial na árvore para não haver desmatamento”, disse a diretora da fábrica, Dirlei Bersch.

Edição: Juliana Andrade