Supervisão bancária europeia não deve sair antes de janeiro de 2013, diz governo alemão

15/10/2012 - 15h34

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo alemão acredita que não será possível criar uma supervisão bancária europeia em janeiro de 2013. “No momento, é difícil imaginar que isto seja possível", disse, em Berlim, o porta-voz do Executivo, Steffen Seibert. A resolução sobre o assunto foi aprovada pelo Conselho Europeu em junho.

O porta-voz de Angela Merkel garantiu que a chanceler e o seu governo "continuam comprometidos com o objetivo de criar uma supervisão bancária europeia." A futura supervisão deverá “ter credibilidade, ser independente e trabalhar com eficácia", acrescentou Seibert.

O governo alemão tem procurado ganhar tempo para conciliar os vários interesses em questão. A chanceler Angela Merkel tem sido pressionada pelos bancos públicos e privados, que receiam, sobretudo, ter de contribuir exageradamente para um fundo permanente de resgate de instituições financeiras de países com falta de liquidez.

Para Angela Merkel, é preciso avançar cuidadosamente em busca da supervisão, e o critério para esse projeto deve ser "a qualidade, e não a velocidade."
 
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Juliana Andrade