Mostra Internacional de Cinema de SP começa na próxima sexta-feira

15/10/2012 - 7h32

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Um ano após a morte de seu criador, Leon Cakoff, a 36ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa na próxima sexta-feira (19) privilegiando filmes inéditos no Brasil. Até o dia 2 de novembro, o festival apresenta cerca de 350 filmes de mais de 60 países.

Este ano, a mostra faz homenagem especial ao diretor russo Andrei Tarkóvski (1932-1986), com uma retrospectiva completa de sua obra e o lançamento do livro Tarkóvski-Instantâneos, que apresenta 60 imagens polaróides feitas pelo diretor. Paralelamente à exibição de filmes, será realizada também a exposição Luz Instantânea: Polaroides de Andrei Tarkóvski, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), com uma série de 80 imagens feitas pelo diretor entre os anos 1979 e 1984.

O japonês Minoru Shibuya (1907-1980) e o russo Sergei Loznitsa, que vai participar do evento, são outros diretores homenageados na mostra. A exibição do filme Alma Corsária também marca homenagem especial ao diretor brasileiro Carlos Reichenbach, que morreu em junho deste ano.

Entre os filmes em exibição estão o italiano A Bela Que Dorme, de Marco Bellochio, premiado no Festival de Veneza deste ano; Além das Montanhas, de Cristian Mungiu, premiado por melhor roteiro no Festival de Cannes; Tabu, do jovem diretor português Miguel Gomes, premiado no Festival de Cinema de Berlim e que já foi exibido no Festival do Rio; e The Angel's Share, de Ken Loach, que recebeu o prêmio especial do júri em Cannes.

Os filmes serão exibidos em 28 salas de cinema, museus e instituições culturais da capital paulista. Algumas das sessões, como as que ocorrem no Festival da Juventude voltadas para estudantes, são gratuitas. Basta que o estudante de ensino fundamental ou médio apresente comprovante escolar. Haverá também sessões gratuitas no Itaú Cultural, no vão livre do Masp, na Matilha Cultural, na Faap e nos centros educacionais integrados (Ceus) Perus e Parque Anhanguera. As sessões no Cine Olido custam apenas R$ 1.

Uma sessão especial de Nosferatu, de F.W. Murnau, um dos filmes de terror mais influentes da história do cinema, será exibida ao ar livre no Parque Ibirapuera, com acompanhamento da Orquestra Sinfônica e Coral e regência do maestro alemão Pierre Oser. A sessão encerra a mostra de cinema no dia 2 de novembro, a partir das 20h. Haverá também uma exibição do clássico Tubarão, de Steven Spielberg, em data ainda não anunciada. Na cerimônia de premiação do evento, marcada para 1º de novembro, será apresentada a animação Frankenweenie, de Tim Burton, produção inédita no país.

Após a exibição na capital, alguns dos filmes seguem para apresentação nas cidades de Araraquara, Campinas, Piracicaba, São José do Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba.

Mais informações sobre a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo podem ser encontradas no site http://36.mostra.org/.

Edição: Graça Adjuto