Governo faz parcerias para formar negociadores em comércio internacional

10/10/2012 - 12h26

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No esforço de ampliar o número de negociadores do âmbito do comércio internacional, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, assinou hoje (10) três atos de parceria com o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O objetivo é desenvolver cursos de capacitação para que especialistas sejam habilitados em negociações relativas ao comércio exterior.

O presidente do IBA, Haroldo Rodrigues da Cunha, e Patriota assinaram declaração na qual estabelecem a cooperação para a capacitação dos estudantes de países em desenvolvimento em cursos técnicos, assim como possibilidades de estágios e bolsas de estudo.

A iniciativa vale para os brasileiros que queiram estudar no exterior e os estrangeiros de países em desenvolvimento que queiram vir para o Brasil. A medida vale para estudantes de graduação em agronomia.

Patriota assinou acordo de cooperação técnica com o presidente do Ipea, Marcelo Neri. O acordo determina a busca de ações conjuntas para estudos e pesquisas no que se refere às relações econômicas internacionais.

Com o presidente da OAB, Ophir Cavalcante Filho, foi assinado protocolo de intenções que define a cooperação para a cursos de capacitação de advogados e diplomatas na área do direito do comércio internacional.

O chanceler ressaltou que há um “amplo esforço” por parte do governo para identificar a imposição de barreiras contra produtos brasileiros em mercados envolvendo vários parceiros comerciais.

  

Edição Beto Coura