Brasil e Irlanda firmam acordos no Ciência sem Fronteiras

09/10/2012 - 21h09

Da Agência Brasil

Brasília - Em visita ao Brasil, o presidente da Irlanda, Michael Higgins, se encontrou hoje (9) com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para assinatura de acordos relativos ao Programa Ciência sem Fronteiras. O objetivo é a concessão de até 2 mil bolsas de estudo, dentro dos próximos três anos, para brasileiros estudarem ciência, tecnologia, engenharia e matemática em instituições irlandesas de ensino superior.

Em discurso, Mercadante disse que a parceria com o país não foi por acaso. "É preciso reconhecer o alto padrão irlandês na educação. O interesse é levar o Programa Ciência sem Fronteiras para firmar mais uma parceria intensa, garantindo boa formação para os estudantes e pesquisadores brasileiros e, assim, aproximar ainda mais a relação diplomática com a Irlanda."

Higgins defendeu o intercâmbio com pesquisadores brasileiros. "Ciência e tecnologia são áreas que precisam de  investimento independentemente de fronteiras. Além da cooperação econômica, é uma honra participar do processo educacional do Brasil", disse.

Até 2015, a expectativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), junto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é que 101 mil brasileiros estudem em universidades de todo o mundo, por meio do Ciência sem Fronteiras.

O presidente irlandês se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff para tratar da ampliação de parcerias comerciais e econômicas. Higgins fica no Brasil até quinta-feira (11).

Edição: Carolina Pimentel