Rio: 59% dos vereadores foram reeleitos

08/10/2012 - 16h39

Flávia Villela e Vitor Abdala
Repórteres da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Das 51 vagas para vereador na capital fluminense, 59% foram preeenchidas por candidatos reeleitos. O número de estreantes na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aumentou de 19, em 2008, para 21 (41% das vagas), como, por exemplo, Marcelo Cid Heraclito (PP) e Renato Cinco (PSOL).

Entre os novatos, alguns já são figuras conhecidas na política nacional. É o caso de Cesar Maia, que foi prefeito do Rio por três vezes e deputado federal por duas vezes. Ele obteve o terceiro maior número de votos no município, o equivalente a 44.095.

Outros eleitos já passaram pela Câmara em mandatos anteriores a 2008, como Verônica Costa (PR) e Marcelino D'almeida (PSB).  Dos 44 que tentaram a reeleição, 30 conseguiram mais um mandato no cargo.

Entre eles, a vereadora mais votada foi Rosa Fernandes (PMDB), que obteve 68.482 votos, e Eliomar Coelho (PSOL), com 23.662 votos, que vão para o sexto mandato. Também se reelegeram outros veteranos da política carioca, como Carlos Nantes Bolsonaro (23.679 votos), que irá para o quarto mandato, e Cristiane Brasil (PTB) - a filha de Roberto Jefferson, ex-deputado federal e réu no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão, conseguiu 28.169 votos e vai para o terceiro mandato.

Dos atuais 13 vereadores com processos na Justiça ou no Tribunal de Contas, segundo a organização não governamental Transparência Brasil, dez foram reeleitos.

Com o maior número de cadeiras na Câmara dos Vereadores, o PMDB passou de 11 vagas (21,5% do total) para 13, com o resultado da eleição de ontem (7). O DEM perdeu um vereador e ficará com três cadeiras em 2013. O PV, que tinha três parlamentares, manteve apenas um vereador na Casa. O PP e o PDT continuarão com três vagas cada. O PT ganhou mais uma cadeira e tem agora quatro vereadores. Já o PSOL também conseguiu quatro vagas, duplicando o número de representantes nestas eleições. O PSDC, que tinha dois vereadores, também ganhou mais uma vaga, e o PTB, com um parlamentar, elegeu dois.

Com dois representantes, aparecem PR, PSD, PSDC, PSDB, PSB, PSC e PRB. Os partidos que elegeram apenas um vereador foram: PV, PHS, PSD, PSL, PTC, PTN e PRTB.

PCdoB, PTdoB e PMN, com um vereador na legislatura atual, não conseguiram eleger nenhum candidato.

No ano que vem, a Câmara dos Vereadores terá uma mulher a menos que nas eleições passadas (2008) e passará a ser composta por 41 homens e dez mulheres.

Edição: Carolina Pimentel