Presidente do TRE-RJ diz que balanço positivo comprova moralização do voto no estado

08/10/2012 - 20h07

 

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Luiz Zveiter, fez um balanço positivo do processo eleitoral de domingo (7) e disse que os resultados obtidos com a política de “tolerância zero” em relação à prática da compra de votos foram “históricos”.

“São números históricos que não deixam dúvidas em relação ao quanto avançamos na moralização do voto e na eficácia tecnológica”, disse, fazendo alusão também ao êxito do processo de contabilização dos votos.

Segundo Zveiter, a política de tolerância zero resultou “num rigor inédito na repressão ao crime de boca de urna”, por meio do efetivo mobilizado de 50 mil homens das forças de segurança estadual e federal. De acordo com ele, isso levou à detenção em flagrante de 758 pessoas. Neste grupo, entretanto, estão somente seis candidatos, corrigindo informações divulgadas ontem por ele mesmo, dando conta de que teriam sido nove.

Ao comentar as prisões em flagrante de 758 pessoas, o presidente do TRE lembrou o fato de que, em 2010, na eleição anterior, houve 145 detenções, entre as quais a de três candidatos.

Outro dado comemorado pelo TRE foi que, pela primeira vez, o Rio de Janeiro encerrou a totalização dos votos do primeiro turno no mesmo dia da votação, mais exatamente às 21h56. Em 2010, o encerramento ocorreu à 0h21. Novamente em 2008, à 1h21, e em 2004, às 3h10, o município do Rio concluiu a contagem dos votos na madrugada do dia seguinte ao da votação.

Dados do TRE indicam que, no estado do Rio de Janeiro, cerca de 2,98 milhões de eleitores vão ser convocados a votar no segundo turno das eleições nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana do Rio; em Petrópolis, na região serrana; e em Volta Redonda, no Vale do Aço.

O TRE confirmou as informações já divulgadas ontem (7) de que 953 urnas apresentaram algum tipo de problema, das quais 279 tiveram que ser substituídas. Uma delas, instalada na Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, apresentou defeito na mídia de resultado e a seção eleitoral teve que funcionar com urna de votos manuais. “Os cerca de 50 votos já digitados na urna não puderam ser recuperados e foram anulados”, informou.

O Centro de Controle e Comando das Eleições processou 1.358 denúncias apenas durante a votação, entre as 8h e as 17h. Do total de prisões, 226 ocorreram na Baixada Fluminense, 190 em municípios do interior e 342 na capital.

O TRE-RJ recebeu informações de que um candidato chamado Léo Comunidade estaria panfletando na Rocinha, mas fora avisado da aproximação do policiamento e teria fugido. “No local, foram presos a filha do candidato e outros 20 cabos eleitorais, que foram encaminhados a um centro de abrigamento e vão responder a processo pelo crime de boca de urna”, disse Zveiter.

O TRE informou ainda que a propaganda eleitoral para o segundo turno está permitida desde as 17 horas desta segunda-feira.

Edição: Davi Oliveira