TRE-SP considera eleição praticamente sem incidentes

07/10/2012 - 23h45

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Alceu Navarro, considerou que a votação de hoje (7) ocorreu praticamente sem incidentes no estado. Ele disse que apenas um número muito pequeno de urnas precisaram ser substituídas e em nenhum caso foi necessário o uso da votação manual.

“Eu acho que, para o tamanho desta eleição, os incidentes que nós tivemos são muito pequenos. Melhor dizer que não houve incidentes”, disse ao anunciar o fim da apuração para os cargos de prefeito.

O tribunal espera ter o resultado das eleições para vereador nas próximas horas, assim que forem finalizados os cálculos dos coeficientes eleitorais.

Segundo Navarro, um dos piores problemas enfrentados na eleição foi a destruição de uma urna na zona norte paulistana. Na ocasião, um eleitor atacou o equipamento com uma barra de ferro. Os votos já computados puderam, no entanto, ser recuperados e a urna substituída. De acordo com Navarro, o homem passará a noite preso e responderá por crime eleitoral, com pena de até cinco anos de prisão.

Foram usadas em todo o estado de São Paulo 87 mil urnas, sendo que 37 tiveram que ser substituídas na capital e 128 no interior. De acordo com o último balanço do TRE-SP, 34 pessoas foram presas por boca de urna, incluindo quatro candidatos a vereador.

Edição: Fábio Massalli