Presidente do Paraguai diz que suspensão do Mercosul pode acabar antes de abril de 2013

07/10/2012 - 11h20

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O presidente do Paraguai, Federico Franco, disse que está confiante na possibilidade do fim da suspensão, imposta ao país pelo Mercosul, antes de abril de 2013. Segundo ele, conversas com autoridades dos governos do Brasil e do Uruguai indicam que há possibilidade de reverter a situação nos próximos meses. O Paraguai está suspenso do Mercosul há pouco mais de três meses.

"Os chanceleres Antonio Patriota [Brasil] e Luis Almagro [Uruguai] parecem entender que o Paraguai está se tornando cada vez mais necessário para a região. Temos o que é mais valioso, o mais necessário do Mercosul, que é a nossa energia ", disse Franco.

"Mais cedo ou mais tarde o Paraguai pode ser reintegrado e reconhecido como um livre, soberano e independente, considerando sua relevância."

Para os líderes políticos do Mercosul, o Paraguai quebrou a ordem democrática durante o processo de impeachment do então presidente paraguaio, Fernando Lugo, em 22 de junho. Lugo foi destituído do poder em menos de 24 horas, o que para as autoridades sul-americanas demonstrou que não foi dado prazo a ele para se defender.

Desde junho, o governo paraguaio tenta reverter a suspensão tanto no Mercosul como também na União de Nações Sul-Americanas (Unasul). As autoridades do Paraguai negam irregularidades no processo de destituição de Lugo e alegam que a ordem democrática foi seguida e a Constituição respeitada.  

 


*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay    //   Edição: Lílian Beraldo