Justiça Eleitoral já trocou 1,7 mil urnas com defeito

07/10/2012 - 17h55

Débora Zampier*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta tarde (7) que já houve troca de 1.763 urnas nas eleições municipais em todo o país por defeito durante o uso. São cerca de 500 urnas a mais em relação ao boletim mais recente, que apontava 1.266 urnas com defeito.

O estado que apresentou mais problemas com as urnas foi o Rio de Janeiro, com 234 substituições, além de Santa Catarina (171) e o Rio Grande do Sul (158). As unidades da Federação com o menor número de urnas trocadas são o Tocantins (4) e Roraima (8). Em dois estados – Pará (Monte Alegre, zona Rural Arapari) e Rio de Janeiro (Botafogo) – há registro de seções com votação manual.

O percentual de urnas trocadas chega 0,43% de um total de 407,5 mil disponíveis para votação. Além disso, o TSE registra 2,5 mil urnas para recepção de justificativa aos que não puderem votar e 57 mil urnas de contingência.

Este ano, o TSE incrementou as urnas eletrônicas com baterias que têm autonomia de 12 horas sem recarga, o que significa que, em caso de falta de luz, a eleição terá condição de continuar.

Entretanto, caso as urnas funcionem durante todo o dia com bateria, não é possível garantir que haverá carga suficiente, após as 17h, para a transmissão dos dados. Até o momento, não há registro de utilização de urnas para votação manual, em cédulas de papel.

*Colaborou Mariana Jungmann

Edição: Talita Cavalcante