Em São Paulo, 11 urnas apresentaram problemas na primeira hora de votação

07/10/2012 - 10h56


Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Uma hora após o início das eleições, 11 das 86.472 urnas do estado de São Paulo apresentaram problemas técnicos e precisaram ser substituídas. De acordo com o balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o problema foi detectado em cinco urnas da capital e seis do interior.

Segundo o TRE-SP, a substituição foi realizada sem prejuízo para o processo de votação.O estado tem um estoque extra de 6 mil urnas. O estado de São Paulo tem 31.258 milhões de eleitores em 645 municípios.

A capital paulista tem o maior colégio eleitoral do país, com 8,619 milhões de eleitores e é disputada por doze candidatos. As 55 cadeiras legislativas são disputadas por 1.165 candidatos a vereadores.

O prefeito eleito irá administrar o município com o maior Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todas as riquezas produzidas – do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB da capital paulista alcançou R$ 389,3 bilhões em 2009. Para o exercício de 2013, primeiro ano do mandato do novo prefeito, o orçamento do município é estimado em mais de R$ 38 bilhões.

Segundo o presidente da 1ª Zona Eleitoral, Henrique Harres Júnior, caso o eleitor tenha algum problema que o impeça do votar neste domingo ele terá até o dia 6 de dezembro para apresentar a sua justificativa à Justiça Eleitoral.

Edição: Luciana Lima