Em Aracaju, candidato renuncia criticando “sociedade que não quer discutir corrupção”

06/10/2012 - 17h20

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O deputado federal José Almeida Lima (PPS-SE), que renunciou à candidatura para prefeito de Aracaju (SE) durante o encerramento do último debate autorizado pela Justiça Eleitoral (realizado pela TV Sergipe na quinta-feira, 4), disse que os eleitores da cidade não estão preocupados com corrupção, mesmo que haja o envolvimento de candidatos em inquéritos policiais.

“Há um descompasso entre o discurso, a proposta e a vontade do eleitor. Dizem que querem um candidato honesto, mas não estão dispostos a discutir honestidade”, disse Almeida à Agência Brasil ao afirmar que retirou sua candidatura para “não legitimar esse processo”. Para ele, após as eleições, nem mesmo a sociedade civil organizada “terá autoridade” para “exigir e reclamar governos honestos”.

Segundo ele, a decisão foi tomada ainda em agosto. O ex-candidato postou no seu blog, em 29 de setembro, um vídeo no qual admitia que não sabia se continuaria candidato.

Com a decisão de Almeida Lima, o PPS fica sem candidato. Eventual substituição emergencial deveria ser deliberada pelo partido com autorização da Justiça Eleitoral. De acordo com o ex-candidato e com a coordenação da campanha, nenhuma decisão do partido foi tomada nesse sentido.

O nome e o retrato do candidato aparecerão na urna eletrônica na votação de amanhã (7). A renúncia não está vinculada à manutenção das candidaturas dos vereadores do partido.

 

Edição: Lílian Beraldo