Cinco candidatos disputam a prefeitura de Aparecida de Goiânia

05/10/2012 - 14h49


Iolando Lourenço e Mariana Jungmann
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A cidade de Aparecida de Goiânia, localizada na região metropolitana de Goiânia, tem a segunda maior população do estado de Goiás com cerca de 450 mil habitantes e um eleitorado de mais de 220 mil. Disputam a prefeitura municipal cinco candidatos. Já as 25 cadeiras da Câmara de Vereadores estão sendo disputadas por 522 candidatos.

A decisão sobre quem será o futuro prefeito poderá ocorrer em primeiro turno, caso algum dos candidatos consiga mais de 50 % dos votos válidos. Do contrário, ele será escolhido no segundo turno entre os dois mais votados em 7 de outubro. Disputam a chefia do Executivo municipal, o atual prefeito Maguito Vilela (PMDB), Ademir Menezes (PSD), Alberico (PSOL), Bernardo Bispo (PCB) e Tanner de Melo (DEM).

O município de Aparecida de Goiânia vem se consolidando como um dos polos industriais mais dinâmicos do estado. A condição de cidade dormitório de Goiânia vem acabando em função do desenvolvimento industrial e independência econômica da cidade. Na área de serviços, o município vem se consolidando com o Produto Interno Bruto registrando um crescimento de 46% entre os anos de 2002 e 2006.

O PIB do município de 2009, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alcançou R$ 4,6 bilhões. A rede pública municipal de saúde é composta de 30 unidades, com 12 leitos para internação. O município conta com 57 unidades escolares de ensino fundamental e 27 para alunos da pré-escola.

Edição: Talita Cavalcante