Operador Nacional do Sistema Elétrico diz que defeitos em equipamentos de energia são inevitáveis

04/10/2012 - 17h39

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse hoje (4) que a manutenção dos equipamentos de energia está em dia, mas que defeitos são “inevitáveis”. Segundo ele, todas as distribuidoras fazem manutenção preventiva de equipamentos, que são das mesmas marcas utilizadas mundialmente.

“Tem que manter a manutenção preventiva em dia e quando a agência reguladora [Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel] acha que não está, fiscaliza”, disse. Neste momento, está sendo realizada uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), no Ministério de Minas e Energia, em Brasília.

Chipp explicou que a falta de energia que atingiu diversos estados na noite de ontem (3) começou em um equipamento acessório do transformador principal de Itaipu, mas ainda não foi identificada a causa do problema. Com isso, duas máquinas foram desligadas e foi acionado o esquema de alívio de carga, que desliga de maneira programada o fornecimento para áreas menos importantes, evitando uma queda de energia maior.

Edição: Fábio Massalli