Festival do Rio exibe na Praia de Copacabana primeiro filme de Hitchcock

04/10/2012 - 19h38

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O filme que marcou a estreia do mestre do suspense, Alfred Hitchcock, realizado em 1926, ainda na época do cinema mudo, é um dos destaques da programação de hoje (4) do Festival do Rio 2012. Parte integrante da mostra Foco Reino Unido, que apresenta clássicos e filmes recentes do cinema britânico, The Pleasure Garden será exibido às 20h, na Praia de Copacabana, zona sul do Rio.

A exibição marca a volta de uma atração que fazia parte da programação dos primeiros anos do festival: o cinema na praia, em sessões gratuitas e ao ar livre.

Recentemente restaurado pelo British Film Institute (BFI), o  filme de 75 minutos de duração terá sua trilha sonora original, composta por David Cohen, executada na praia pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) Jovem, sob a regência do maestro inglês Christopher Austin.

O British Council é o patrocinador e curador da mostra, que amanhã (5), também às 20h, apresenta nas areias de Copacabana um outro clássico do cinema britânico: o primeiro filme da série James Bond, Dr. No, produzido em 1962, há exatos 50 anos.

Fora da praia, o público do Festival do Rio pode assistir, em diversas salas de exibição da cidade, outros 16 filmes da mostra Foco Reino Unido, entre dramas, comédias, documentários e animação. São todos filmes produzidos nos últimos três anos, entre eles cinco que têm como tema a cidade de Londres.

Edição: Davi Oliveira