CPMI do Cachoeira retoma trabalhos na próxima semana com depoimento do deputado Carlos Leréia

04/10/2012 - 20h55

Iolando Lourenço*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira retoma sua agenda de trabalho na próxima terça-feira (9) depois de mais de um mês sem se reunir. Na volta aos trabalhos, os membros do colegiado tomarão o depoimento do deputado Carlos Leréia (PSDB-GO), flagrado em escutas telefônicas da Polícia Federal (PF) mantendo diálogos com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de explorar jogos ilegais e de corromper agentes públicos.

Na quarta-feira (10), deputados e senadores se reúnirão para apreciar mais de 500 requerimentos. Existe a preocupação por parte de alguns membros da CPMI que não haja tempo hábil para a análise de todos os requerimentos, nem para o agendamento de novos depoimentos. Isso porque o prazo de funcionamento da comissão termina no final do mês.

Para que a comissão continue os trabalhos, será necessário que seus membros aprovem requerimento prorrogando as atividades. Caso seja aprovado pela CPMI, o requerimento precisará ainda passar pelo plenário do Congresso.

Entre os requerimentos que estão na pauta da CPMI, constam pedidos de quebra de sigilos de 12 empresas que receberam recursos da Delta Construções, apontada pela PF e pelo Ministério Público Federal como elo financeiro da organização criminosa liderada por Cachoeira.

Na pauta da CPMI também há requerimentos que propõem a acareação do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antonio Pagot com Cachoeira. Os dois já prestaram depoimento ao colegiado. Pagot disse não conhecer Cachoeira. Já o empresário preferiu o silêncio.

Esta semana a CPMI recebeu vários documentos relativos aos pedidos de quebra de sigilo telefônico de pessoas ligada à organização criminosa chefiada pelo empresário. A operadora Oi e a Nextel entregaram mídias com vários dados.

Hoje (4), a CPMI recebeu pedido da empresa de telefonia Claro para que seja concedido mais 15 dias para o envio das informações em relação à quebra de sigilo telefônico da Delta Construções, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Anápolis, da empresa MCGL Empreendimentos e Participações LTDA., Hypermarcas S/A; e da Construtora Vale do Lontra LTDA.
 

*Colaborou Ivan Richard

 

Edição: Aécio Amado