Problema em transformador de Furnas, em Foz de Iguaçu, deixa sem luz regiões de alguns estados

04/10/2012 - 0h54

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Uma pane em um transformador de Furnas, em Foz do Iguaçu, no Paraná, provocou a interrupção no fornecimento de energia agora à noite em algumas regiões do país. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a pane gerou perda de carga na Usina de Itaipu, que enviou imediatamente um pedido de alívio para as distribuidoras de energia.

No Rio de Janeiro, o apagão deixou alguns bairros da capital fluminense e municípios da Baixada Fluminense e da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo sem energia.

Segundo a assessoria da concessionária Ampla, que atende as cidades de Niterói, São Gonçalo e da Região dos Lagos, não há ainda como identificar as regiões mais atingidas pela falta de luz, mas confirmou que a interrupção no fornecimento começou às 20h55. Em 80% das cidades cobertas pela Ampla, a falta de energia durou aproximadamente 15 minutos e, nas demais, a interrupção foi por cerca de 30 minutos. A energia foi totalmente restabelecida pouco antes das 21h30.

A concessionária de energia elétrica ainda não tem como precisar quais os trechos e o número de clientes prejudicados com a falta de luz. Na área da Light, a queda de energia atingiu algumas subestações do município do Rio, além de Nova Iguaçu, Itaguaí e Seropédica, na Baixada Fluminense.A interrupção no fornecimento não chegou a atingir a zona sul da capital fluminense e o centro financeiro do Rio.

Em Minas Gerais, a Cemig informou que a falta de luz atingiu vários municípios do estado, entre eles Sete Lagoas, Uberaba, Patos de Minas, Uberlândia, Lavras, Caxambu e Ribeirão das Neves. No Paraná, alguns bairros de Curitiba também sofreram com a interrupção no fornecimento de energia.

 

Edição: Aécio Amado