Mostra Imagens de Portugal é uma das atrações do Festival do Rio 2012

03/10/2012 - 20h55

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com um total de 32 filmes, a mostra Imagens de Portugal é uma das atrações da edição 2012 do Festival do Rio. Com o filme Tabu, do diretor Miguel Gomes, a programação foi aberta oficialmente na noite de hoje (3), em sessão de gala, no Cine Odeon Petrobras, na Cinelândia, no centro da capital fluminense. Vencedor dos prêmios de inovação e crítica do Festival de Berlim 2012, o filme é um drama ambientado em Portugal e Moçambique, que desvenda o passado de uma mulher que viveu em uma fazenda do país africano.

A mostra está dividida em quatro nichos: a produção recente do país, uma seleção de curta-metragens do festival de Vila do Conde, e retrospectivas da obra dos dois mais importantes cineastas portugueses, Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues. Entre as produções lusas dos últimos anos estão dois filmes que abordam a literatura lusitana: Filme do Desassossego, de João Botelho, drama inspirado no Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, e Os Amores de Florbela Espanca, cinebiografia da poeta Florbela Espanca.

Na atual situação de crise econômica vivida por Portugal, a coprodução com o Brasil está sendo encarada como uma importante alternativa para o cinema do país europeu, segundo o diretor de Tabu, Miguel Gomes, e o produtor de Filme do Desassossego, Alexandre Oliveira. “Temos a língua em comum e a possibilidade de juntos alargarmos a busca por recursos, mas o cinema português tem que ser feito em Portugal”, disse Gomes. Oliveira declarou esperar ter o Brasil como parceiro em seu projeto de levar para o cinema o romance Os Maias, de Eça de Queiroz.

 

Edição: Aécio Amado