Primeiro-ministro britânico conhece projeto de antropóloco inglês no Complexo da Maré

28/09/2012 - 12h30

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O primeiro-ministro britânico, David Cameron, visitou hoje (28) o complexo de favelas da Maré, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Na comunidade, Cameron conheceu a organização não governamental Luta pela Paz, do antropólogo inglês Luke Dowdney, que ensina artes marciais a crianças e jovens da favela há 12 anos.

“É um projeto brilhante que está realmente ajudando os jovens, para que elas tenham um grande futuro”, disse o primeiro-ministro, ao conversar rapidamente com a imprensa, depois de conhecer o projeto.

O morador da Maré Pedro Artur da Silva, de 28 anos, que começou como aluno de boxe do projeto há 12 anos e hoje trabalha ajudando outras crianças de sua comunidade, teve oportunidade de conversar brevemente com Cameron, durante a visita.

“Ele perguntou o que a gente fazia. Fiquei um pouco nervoso, mas não tanto quanto quando apertei a mão do príncipe Charles [herdeiro do trono britânico que visitou o projeto em março de 2009]”, disse.

Além de conhecer o primeiro-ministro, as crianças e jovens que participam do Luta pela Paz tiveram a oportunidade de interagir com atletas profissionais britânicos. Eles também visitaram o projeto, como a boxeadora Nicola Adams – medalha de ouro nas últimas Olimpíadas de Londres.

“O esporte pode ser um meio de sobrevivência para essas crianças, porque lhes dá algo bom em que possam focar. O que o Luke está fazendo é fantástico. Projetos como esse são realmente importantes para as favelas. Eu apoio esse projeto 100% porque dá a chance a essas crianças de terem um futuro melhor”, disse a atleta, que chegou a treinar boxe com algumas crianças durante a visita.

Segundo Luke Dowdney, essas visitas permitem que políticos como Cameron conheçam a realidade de comunidades pobres. “Ele ficou muito interessado em conhecer os desafios dos jovens, quais os problemas, e os jovens falaram sobre a situação de violência por que passamos aqui. Ele foi muito simpático. Ele chegou a brincar dizendo que estava meio velho para entrar no ringue, mas brincou com as crianças lá em cima, no judô”, disse Luke.

Durante a visita do primeiro-ministro à Maré, a segurança foi reforçada pela Polícia Militar, inclusive com o uso de carros blindados. Cameron segue para Brasília onde se reúne na tarde de hoje com a presidenta da República, Dilma Rousseff.

Edição: Talita Cavalcante