EBC participa de discussões sobre atuação das empresas públicas de comunicação em língua portuguesa

28/09/2012 - 10h19

Da Agência Brasil


Brasília – A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) assume neste mês a presidência pro tempore da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa (ALP). O presidente da EBC, Nelson Breve, está em Lisboa, em Portugal, para participar da 5ª Assembleia Geral da ALP. A aliança reúne empresas dos oito países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
 
Integram a ALP as agências públicas, estatais e oficiais de notícias de Angola (Angop), Brasil (EBC), Cabo Verde (Infopress), Guiné-Bissau (ANG), Moçambique (AIM), Portugal (Lusa), S.Tomé e Príncipe (STP – Press) e Timor Leste (Etna). O comando da emissora pública de televisão de Macau, na China, foi convidada para as discussões.

O objetivo da assembleia é estreitar laços e trocar experiências. A EBC é considerada destaque entre as empresas de comunicação pública e o relatório sobre suas atividades está no centro das discussões. Uma das metas da ALP é a criação de um Serviço Informativo Comum Multimídia.

Os representantes das empresas de comunicação também pretendem, de forma parceira, reduzir os desequilíbrios existentes. Uma das propostas em estudo é a elaboração de um Guia das Agências ALP, contendo um histórico sobre cada integrante e país, além de detalhes sobre estatutos, discussões e ações dos órgãos.

A 5ª Assembleia Geral da ALP ocorre no mesmo momento em que é realizada a Assembleia Geral da Aliança Europeia de Novas Agências (Eana, em inglês) também em Lisboa. O presidente da EBC participa como convidado do ciclo de palestras da Eana.

 

Edição: Lílian Beraldo