Polícia Federal faz operação contra quadrilha que fraudava licitação em municípios fluminenses

27/09/2012 - 23h08

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Uma operação para desarticular uma organização criminosa que atuava em municípios do interior fluminense foi desencadeada hoje (27) pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Estadual. Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão com objetivo de reunir provas de crimes de fraude em licitação, peculato, formação de quadrilha e até de compra de votos. Estão sendo investigados prefeitos, vereadores, servidores e empresários.

Segundo o chefe da Polícia Federal em Macaé, delegado Elias Escobar, a investigação foi iniciada há cerca de um ano, e teve como foco da atividade ilícita no município de Silva Jardim, no interior do estado, mas a organização tem representantes em Araruama, na Região dos Lagos; em Casimiro de Abreu e em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.

“A atividade principal da quadrilha é fraudar licitações, que no jargão popular é conhecido como 'carta marcada'. Essas licitações são fraudadas, e determinadas empresas vencem as licitações. Os concorrentes estão cientes que não vão vencê-las. Assim eles entabulam os contratos com o Poder Público”, disse.

Durante a operação foram apreendidos diversos documentos, cheques, contratos, anotações, dinheiro e computadores, que serão encaminhados para a perícia a fim de verificar o seu conteúdo.

De acordo com Escobar, com as eleições municipais, a quadrilha também começava a operar nessa área. “Agora, época das eleições, eles começaram também a captar recursos financeiros para serem empregados na eleição, na compra de votos”, declarou.

Até o momento, 27 participantes do esquema ilícito já foram identificados. Dentre eles, nove empresários, três vereadores e três secretários municipais de Silva Jardim.

 

Edição: Aécio Amado