Anatel aprova incorporação de empresas de telefonia fixa e móvel do Paraná

27/09/2012 - 20h24


Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (27) a incorporação das empresas Sercomtel Telecomunicações e Sercomtel Celular, que prestam serviços de telefonia fixa e móvel em Londrina (PR).

Os ganhos tributários que as empresas terão com a incorporação serão repassados aos consumidores por meio de um novo índice de assinatura básica, que será calculado pela Anatel. O relator da matéria, conselheiro Rodrigo Zerbone, explicou que ainda não foi quantificado qual será o ganho para o consumidor. “Vai ser um impacto representativo, que vai ser repassado para a tarifa por meio do processo de revisão”.

Outros ganhos de eficiência, como diminuição do número de funcionários, serão repassados de forma compartilhada, a cada reajuste tarifário anual. Zerbone explicou que a decisão da Anatel não assegura os empregos dos funcionários das duas empresas.

Segundo ele, as regras de revisão e reajuste aprovadas hoje vão servir de parâmetro para os próximos processos de incorporação de outros grupos. A Anatel já recebeu um pedido de incorporação das empresas Vivo e Telefônica, que está sendo analisado pela área técnica da agência.

 

Edição: Aécio Amado