ONU cobra de Ahmadinejad provas de que o programa nuclear do Irã é pacífico

24/09/2012 - 7h03

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu ontem (23) ao presidente do Irã, Mahmoud  Ahmadinejad, que mostre ao mundo “a natureza pacífica” do programa nuclear do país. Segundo ele, com isso o Irã obterá de volta a confiança da comunidade internacional. O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas internacionais, pois há desconfiança de produção de armas atômicas. O Irã nega.

“O secretário-geral exortou o Irã a tomar as medidas necessárias para obter a confiança internacional sobre a natureza exclusivamente pacífica do seu programa nuclear”, disse o porta-voz da Secretaria-Geral da ONU, Martin Nesirky, por meio de um comunicado.

O pedido de Ban Ki-moon ocorre no momento em que vários países europeus defendem a imposição de mais sanções ao Irã. Os iranianos são submetidos a uma série de limitações econômicas, comerciais e militares por decisão do Conselho de Segurança da ONU. Integrantes da  União Europeia querem ampliar as punições.

Amanhã (25), Ahmadinejad, assim como a presidenta Dilma Rousseff e outros presidentes da República, discursará na Assembleia Geral da ONU. Na conversa com Ban Ki-moon, Ahmadinejad também mencionou a crise na Síria e os impactos na região. Porém, ele advertiu que, assim como a Síria, o Irã gera preocupações devido às questões relativas aos direitos humanos.

Em reuniões paralelas à Assembleia Geral da ONU, o secretário condenou Ahmadinejad que, no discurso dele, levantou dúvidas sobre a existência do Holocausto (que provocou a morte de mais de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial) e as circunstâncias dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto