TCU reinaugura sede no Rio de Janeiro

21/09/2012 - 18h36

Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Depois de quase dois anos de obras, o Tribunal de Contas da União (TCU) reinaugurou hoje (21) as novas instalações da Secretaria de Controle Externo do Rio de Janeiro (Secex-RJ) e da 9ª Secretaria de Controle Externo (9ª Secex), no prédio do Ministério da Fazenda, região central do Rio de Janeiro. As reformas das instalações regionais do órgão, inauguradas na cidade em 1962, começaram em 2010.

“[As duas secretarias] significam talvez as duas principais unidades [descentralizadas do TCU], pois interagem com a comunidade local e aqui temos grandes empresas estatais, mais ainda em função do crescimento exponencial do Rio de Janeiro no cenário internacional e brasileiro, o que significa que o tribunal tem que ficar atento e ter condições operacionais para que se possa fazer a melhor fiscalização possível”, disse o presidente do tribunal, Benjamim Zymler.

Em relação aos grandes eventos que ocorrerão em terras fluminenses, o ministro do TCU e relator-geral da Copa do Mundo 2014 junto ao tribunal, Valmir Campelo, elogiou o andamento dos trabalhos e a colaboração das autoridades locais, inclusive em relação à reforma do Maracanã e às obras de mobilidade urbana.

Segundo o secretário da Secex-RJ, Osvaldo Perrout, a atuação do tribunal no Rio tem peso maior do que nas demais 25 sedes regionais em função do grande número de empresas estatais com sede no estado, como Petrobras, Eletrobras e Furnas, mas as reformas não representarão aumento da quantidade de servidores das unidades neste momento.

O início do trabalho nas novas instalações foi bem recebido por representantes dos órgãos fiscalizados. A medida foi elogiada pelo governador fluminense, Sergio Cabral, que discursou na cerimônia e chamou atenção para o papel de orientação do órgão. Para o chefe de auditoria da Casa da Moeda no estado, Paulo Ribeiro de Melo, as novas instalações devem permitir um trabalho mais próximo com os funcionários do tribunal, com ganhos para a população e melhores condições de atendimento.

Também foi realizada uma reestruturação das dependências, da infraestrutura tecnológica e de trabalho às instalações do auditório do TCU. Cento e nove servidores ativos da pasta estão lotados no estado, nas duas unidades, dos quais cerca de 80 são auditores fiscais. O TCU tem cerca de 2.700 servidores, dos quais 700 estão distribuídos nos 26 estados.

Edição: Fábio Massalli