Cade investiga se empresas salineiras do Rio Grande do Norte com escritório no Rio praticaram cartel

20/09/2012 - 16h50

Da Agência Brasil

Brasília – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão fazendo hoje (20) apreensão de documentos e materiais eletrônicos a fim de verificar se há prática de cartel por empresas salineiras do Rio Grande do Norte que mantêm escritórios comerciais no Rio de Janeiro.

De acordo com o Cade, as apreensões estão acontecendo nas cidades de Mossoró e Natal, no estado do Rio Grande do Norte, e na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o órgão, a produção de sal nas empresas investigadas responde por cerca de 80% da produção nacional. Por isso, a existência de um cartel teria impacto significativo nos preços do mercado brasileiro.

A operação foi desencadeada a partir de denúncias de um sindicato de que as empresas se reuniriam constantemente para discutir o preço dos produtos e as quantidades de produção.

Ao todo, participam da operação 42 policiais rodoviários federais, 22 técnicos do Cade, 18 oficiais e dois agentes de segurança da Justiça Federal, quatro peritos da Polícia Federal e representantes da Advocacia-Geral da União (AGU).

Edição: Lana Cristina