Governo lança em São Paulo campanha para diminuir mortes no trânsito

13/09/2012 - 20h34

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O trânsito mata a cada ano, nas ruas e nas estradas do país, cerca de 42 mil pessoas, de acordo com dados do Ministério das Cidades. Para combater o problema, o governo federal lançou hoje (14), na capital paulista, uma campanha para conscientizar os motoristas sobre os riscos de acidentes e sobre a necessidade de uma direção segura para evitar que os números aumentem. A campanha faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada) firmado com a Organização das Nações Unidas (ONU).

O Instituto Emerson Fittipaldi e a Federação Internacional de Automobilismo (Fia) são parceiros do governo nesta luta contra as mortes no trânsito. Para divulgar a campanha, as duas entidades trouxeram para o Autódromo de Interlagos a prova internacional World Endurance Championship – 6 Horas de São Paulo, que ocorrerá no próximo sábado (15).

“Para nós, é muito importante lançar esta campanha de consciência em segurança de trânsito. Isto é algo que começou quando o Jean Todt assumiu a presidência da Fia. A preocupação com a melhoria da segurança no trânsito existe no mundo todo e, no Brasil, este é um momento muito importante para a campanha. O apoio do governo é muito importante para o futuro de todos que usufruem do trânsito e dos riscos que existem”, disse o bicampeão de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, explicou que, o objetivo do pacto firmado com a ONU é diminuir em 50% os acidentes. Segundo ele, a movimentação do Instituto Fittipaldi e da Fia foi uma ação de extrema convergência com os objetivos do governo e suas medidas. “Por isto estamos aqui hoje para às vésperas da Semana Nacional do Trânsito que se inicia em 18 de setembro para firmar esta parceria com este apelo de reduzir o número de 42 mil vidas perdidas no trânsito”, disse o ministro.

Ribeiro declarou ainda que a campanha pretende acima de tudo mudar a cultura e os hábitos do motorista, fazendo com que aqueles que dirigem um carro na cidade ou na estrada entendam que é importante não beber e não correr. “Nós começamos agora, e vamos ter uma série de trabalhos não só chamando para conscientização como na educação”, ressaltou.

O ministro destacou que o desafio e o objetivo é fazer campanhas permanentes, com envolvimento de pessoas como o Emerson Fittipaldi, para sensibilizar mais personalidades que são referências para a sociedade, além do engajamento de todos os departamentos de Trânsito (Detrans) do país, dos governos estaduais, as prefeituras e a Justiça. “A diferença que queremos fazer, a partir de agora, é que a questão do trânsito passa a ser uma preocupação permanente do governo ainda mais do que já era, agora com uma política definida”, disse.

 

Edição: Aécio Amado