Primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa alcança 97,85% do rebanho nacional

10/09/2012 - 18h48

Da Agência Brasil

Brasília – No primeiro semestre deste ano, a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa imunizou mais de 165 milhões de bovinos e bubalinos (búfalos) no país, o que representa a imunização de 97,85% desses animais. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Não participaram da primeira etapa da campanha deste ano os estados de Santa Catarina e do Amapá. Santa Catarina é considerada zona livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007 pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Durante o primeiro semestre de 2011, a campanha imunizou 97,7% de bovinos.

Este ano, o Amapá passou a fazer a vacinação dos animais em uma única etapa anual, durante o mês de novembro, devido às condições desfavoráveis do clima local para ser realizada em outro período.

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa de 2012 teve início em março e foi encerrada em junho. A maioria dos estados realizará a segunda etapa da vacinação do rebanho em novembro. A zona livre de febre aftosa com vacinação engloba 16 estados e o Distrito Federal.

Edição: Davi Oliveira