Obama, Venezuela e líderes da região apoiam negociações de acordo de paz entre Colômbia e Farc

05/09/2012 - 10h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O anúncio da busca por um acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) gerou elogios e solidariedade dos principais líderes das Américas. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o líder colombiano, Juan Manuel Santos, demonstra o compromisso em solucionar impasses e melhorar a situação de vida da população do país.

"O governo Santos tem demonstrado um firme compromisso com a busca da paz duradoura e esforço para garantir uma vida melhor para todos os colombianos, por meio de políticas de segurança e de inclusão social", disse Obama, em comunicado, divulgado pela Casa Branca.

Obama destaca, no texto, que as Farc “devem aproveitar essa oportunidade para acabar com décadas de terrorismo e tráfico de drogas envolvendo os colombianos para permitir que se construa um processo democrático, próspero e justo".

O processo de paz é mediado pelos governos da Noruega, de Cuba, da Venezuela e do Chile. A primeira reunião será em outubro, em Oslo, capital norueguesa. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu o apoio de todos nas Américas na colaboração de um acordo entre o governo colombiano e as Farc. "[Como diz Símon Bolívar, o libertador das Américas] 'a paz é meu porto, meu tudo é paz' ", disse ele, no perfil da rede social Twiiter.

Chávez disse ainda que as negociações de paz são a oportunidade para a Colômbia e o mundo mudarem. "Hoje podemos falar em paz porque estamos nos movimentando e porque o uso da violência é uma coisa do passado e nenhum país da região pode tolerar isso", disse ele.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, escolheu ontem o chefe de Gabinete do Ministério das Relações Exteriores, Milenko Skoknic, para ser o observador no processo de paz entre o governo colombiano e as Farc. A decisão foi anunciada por meio de um comunicado oficial. Pelo documento, o governo chileno se dispõe a “oferecer contribuições” no que for necessário.

Ontem (4), a presidenta Dilma Rousseff elogiou a iniciativa de Santos e enviou uma mensagem para ele. “O êxito das negociações trará grandes benefícios para o povo colombiano e consolidará a imagem de uma América do Sul que realiza hoje grandes transformações de paz. Nossas sociedades repudiam o uso da violência – venha de onde vier – para enfrentar os problemas econômicos, sociais e políticos da região”, diz a mensagem de Dilma, encaminhada ao presidente colombiano.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Edição: Talita Cavalcante