Concessionários apostam no esforço do governo para cumprimento de prazos para novas ferrovias

05/09/2012 - 20h44

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, disse hoje (5) que o setor espera que o governo determine ações mais rápidas para garantir o cumprimento do prazo de cinco anos para a implantação de 10 mil quilômetros de ferrovias, anunciada pelo governo no dia 15 de agosto.

“A partir do momento em que a ideia é lançada e há um somatório de agentes envolvidos, eu acredito que a presidenta [Dilma Rousseff] vai determinar ações mais rápidas que possam dar essa segurança”, disse Vilaça, no encerramento do evento Brasil nos Trilhos, promovido pela ANTF. Em relação ao licenciamento ambiental para os novos empreendimentos, Vilaça acredita que o diálogo com os órgãos do governo pode garantir o cumprimento do prazo para as obras.

Para o presidente executivo, o Plano de Investimento em Logística, que prevê investimentos de R$ 91 bilhões nos próximos anos, é um rompimento de paradigmas. “É uma discussão que está elaborada na cabeça da sociedade e isso é o mais importante. Precisamos reduzir o custo da movimentação de cargas e dar qualidade na mobilidade das pessoas”.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participou do encerramento do evento e garantiu que este não é apenas um bom momento para o setor, mas um ciclo que irá desenvolver a logística “com letra maiúscula”. “Não há cabimento em se falar em logística tratando de pedaços, como se fosse uma colcha de retalhos, isso não existe”. Segundo ele, esse papel de integração será feito pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), recém-criada pelo governo federal.

Edição: Fábio Massalli