Indústria cai e agropecuária cresce no segundo trimestre

31/08/2012 - 12h00

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O crescimento de 0,4% no Produto Interno Bruto (PIB) do país no segundo trimestre do ano é o menor desde o terceiro trimestre de 2009, quando a taxa foi negativa em 1,5%. O crescimento acumulado de  0,6% do PIB no primeiro semestre é também o menor desde o segundo semestre de 2009.

O desempenho do PIB no segundo trimestre de 2012 foi fortemente influenciado pelo setor agropecuário, que teve crescimento de 4,9% em valor adicionado, compensando, em parte, a queda de 2,5% registrada na indústria. O setor de serviços ajudou, com a expansão de 0,7%.

Na comparação do trimestre atual com o anterior, no setor de serviços – o que mais cresceu – destaca-se a expansão das atividades de intermediação financeira e seguros (1,8%), dos serviços de informação (1,0%), de administração, saúde e educação pública (0,8%) e outros (0,8%). O item atividades imobiliárias e aluguel apresentou variação positiva de 0,4%, enquanto o comércio (-0,1%) manteve-se praticamente estável em relação ao trimestre anterior. Por fim, o item transporte, armazenagem e correio registrou queda de 1,2%.

Na indústria (-2,5%), três das quatro atividades tiveram taxas de variação negativas. O destaque é a queda de 2,5% observada na indústria de transformação, seguida pela extrativa mineral (-2,3%) e pela construção civil (-0,7%). Em eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, houve crescimento de 1,6%.

Pela ótica do gasto, a despesa de consumo da administração pública e a despesa de consumo das famílias cresceram, respectivamente, 1,1% e 0,6% no segundo trimestre de 2012. O outro componente da demanda interna, a formação bruta de capital fixo, teve queda de 0,7%.

A relação com o setor externo indica que as importações de bens e serviços cresceram 1,9%, enquanto as exportações tiveram queda de 3,9%.

Edição: Graça Adjuto