Jogos Paralímpicos começam nesta quarta-feira em Londres

28/08/2012 - 20h14

Da Agência Brasil

Brasília - A 14ª edição dos Jogos Paralímpicos começa nesta quarta-feira (29) em Londres. A cerimônia de abertura, intitulada Enlightenment, será às 15h30, horário de Brasília, no Estádio Olímpico de Stratford. O local também serviu aos Jogos Olímpicos e será palco da cerimônia de encerramento, no dia 9 de setembro.

A delegação brasileira está toda reunida em Londres. De um total de 319 pessoas, 182 desportistas (115 homens e 67 mulheres) disputarão medalhas em 18 modalidades. O atleta mais novo é a velocista Viviane Soares, com 16 anos, e o mais experiente é a mesa-tenista Maria Luiza Passos, 61. A equipe feminina cresceu 7,6% em relação aos jogos de Pequim, na China, em 2008. Ainda compõe a delegação quatro tratadores de cavalos, 31 profissionais da área da saúde, 86 oficiais técnicos e administrativos e 16 atletas-guia.

No dia 30 de agosto, o Brasil estreia nos jogos com a prova de hipismo misto por equipe 2, com Elisa Melaranci, e com as qualificatórias de tênis de mesa, a partir das 5h, horário de Brasília. No mesmo dia, haverão disputas nas modalidades de goalball, judô, natação e basquete feminino com a participação de atletas brasileiros.

Na edição passada dos Jogos, o Brasil ficou em nono lugar no quadro de medalhas. Na página do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Twitter (https://twitter.com/cpboficial), o presidente Andrew Parsons disse que a expectativa é que, nesta edição, a equipe brasileira fique pelo menos em sétimo lugar. Parsons está na capital inglesa juntamente com a comitiva de Comunicação da Rio 2016.

Edição: Fábio Massalli