Organização síria de direitos humanos divulga que 370 pessoas foram mortas nesse sábado

26/08/2012 - 12h56

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A organização não governamental (ONG) Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou que pelo menos 370 pessoas foram mortas ontem (25) na Síria. Há, ainda, informações que 200 corpos foram localizados em Daraya, perto de Damasco.

Há 17 meses, o país sob um clima de guerra devido aos embates entre a oposição e as forças aliadas do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad.

De acordo com a ONG, a onda de violência na Síria causou 25 mil mortos e levou mais de 200 mil sírios a fugirem para países vizinhos. Os países mais procurados são a Turquia, Jordânia, o Líbano e o Iraque.

Os conflitos na Síria dividem a comunidade internacional, pois parte dos países defende a imposição de mais sanções a Assad como forma de pressioná-lo a encerrar o impasse. No entanto, a China, Rússia e o Irã evitam quaisquer medidas de restrições ao governo sírio.

Para a maioria dos países, é fundamental que o governo Assad promova a transição política, permitindo eleições diretas e democráticas, o fim das violações de direitos humanos e mais liberdade política e de expressão.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Lana Cristina