Auditores fiscais do trabalho avaliam amanhã proposta de aumento salarial de 15,8%

21/08/2012 - 21h08

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os auditores fiscais do trabalho vão fazer amanhã (22) uma assembleia nacional para decidir sobre a proposta do governo federal de reajuste salarial de 15,8%. De acordo com a presidenta do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Rosângela Rassy, o último reajuste da categoria foi em 2008. Além do reajuste salarial, a categoria reivindica a contratação de mais auditores fiscais do Trabalho.

Para a Rosângela, o governo federal está “nivelando por baixo” todos os servidores. Segundo ela, a categoria está inclinada a não aceitar a proposta. “O nosso indicativo, assim como o de outros servidores, é pela rejeição da proposta”. A assembleia ocorrerá em todos os estados e deve durar o dia todo. Os auditores fiscais do trabalho poderão ainda votar eletronicamente.

Para marcar as reivindicações da categoria, os auditores-fiscais vão fiscalizar segmentos com maior risco de acidentes, como a construção civil nos dias 23, 28 e 29 de agosto.

Para a presidenta do sindicato, o aumento dos acidentes está diretamente relacionado ao baixo número de auditores fiscais do trabalho que atuam no Brasil. “ A redução das fiscalizações em vista do número insuficiente está propiciando o aumento dos acidentes de trabalho”, disse. Dados do Sinait mostram que, atualmente, há um auditor fiscal do Trabalho para cada 3 mil empresas. Por ano são registrados cerca de 700 acidentes de trabalho.

O Brasil tem hoje cerca de 2,9 mil auditores-fiscais. No entanto, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea), são necessários 8.778 profissionais nos próximos quatro anos.
 

Edição: Rivadavia Severo